Dois, dos quatro judocas que lutaram neste sábado no Open de Santiago, no Chile, conquistaram medalhas para o Brasil. Luiz Revite (66kg) ficou com a prata e Nathália Brígida (48kg) com o bronze.
Primeira a subir no pódio no primeiro dia de competições, a pes-ligeiro estreou com derrota para Diana Cobos (ECU), mas se recuperou na repescagem batendo a colombiana Viviana Gomez por ippon. Na disputa pelo bronze, Nathália conseguiu uma vantagem de um shido contra três da britânica Kimberley Renicks e ficou com a medalha.
Revite, por outro lado, conseguiu chegar até a disputa pelo ouro depois de passar por Ruben Martin (EUA), Angel Hernandez (MEX) e Kamal Khan-Magomedov. Na final ele encarou uma pedreira contra o atual vice-campeão do mundo, Mikhail Pulyaev (RUS), que já havia eliminado Adriano Souza na primeira luta. E por ippon, o russo tirou do brasileiro a chance de subir no lugar mais alto do pódio.
Estreante na equipe sênior, a amazonense Rafaela Barbosa (52kg) conseguiu chegar à repescagem depois de bater a dominicana Maria Garcia e ser superada por uma das finalistas da categoria, a russa Natalia Kuziutina. Com ippon, a mexicana Monica Hernandez não deixou que Rafaela seguisse na disputa pelo bronze.
As lutas continuam no domingo, 08, e o Brasil terá mais dois atletas competindo: Giovana Silva (70kg), estreante na equipe sênior, e Rafael Buzacarini (100kg), que tentará sua segunda medalha na semana, depois de ter ficado com a prata no Open de Varsóvia no último domingo.