Duas vezes medalhista olímpico, judoca conquistou primeira medalha depois de dois anos afastado por lesão.
Apesar da derrota na final do Open de Varsóvia no último domingo para o sul-coreano Ki-Chun Wang, Leandro Guilheiro teve muitos motivos para comemorar esse segundo lugar. Com a medalha, a primeira desde que retornou depois de dois anos afastado por lesão, o judoca subiu 76 posições no ranking mundial da FIJ e agora ocupa a 99ª posição. Um passo significativo para aquele que ainda sonha com as Olimpíadas.
Duas vezes medalhista olímpico - bronze em Atenas e Pequim - Leandro busca, agora, sua terceira participação em Jogos Olímpicos. Uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito dificultou o caminho do judoca de 31 anos neste ciclo olímpico e ele teve de recomeçar quase do zero depois de dois anos sem competir, consequentemente, sem pontuar.
Se quiser estar no Rio em 2016, porém, Leandro terá de pontuar ainda mais e conseguir ultrapassar Victor Penalber, atualmente, quarto do mundo, sendo o melhor brasileiro no ranking na categoria até 81kg, a mesma de Guilheiro. Isso porque, classifica-se para os Jogos apenas um atleta de cada categoria. E o critério de seleção utilizado pela CBJ é a posição do judoca no ranking mundial. Por isso, essas 76 posições conquistadas foram tão importantes para Leandro.