Novo Rock anos 90
Na década de 90, o rock foi marcado por experimentações. As bandas que surgiram nessa fase não tinham medo de ousar em suas letras, melodias, shows e álbuns. Aquelas que nasceram antes, também se libertaram de padrões e começaram a produzir coisas novas nos anos 90.
Foi também nessa fase que o rock agregou outros estilos musicais em suas composições, fazendo combinações que deram muito certo. Rap, reggae e funk foram alguns dos ritmos que apareceram nas músicas de rock, de modo que muitas vezes era até um pouco difícil dizer a qual estilo pertencia uma determinada canção.
O movimento grunge também surgiu mais ou menos nessa época, em Seattle, enfatizando as músicas com letras que procuravam retratar o cenário social daquele momento, bem como as angústias e o desejo por mais liberdade. Isso também foi algo que teve influências no rock dos anos 90.
E essa década também revelou grandes bandas que fazem sucesso internacionalmente até os dias de hoje. É o caso de Red Hot Chilli Peppers, Faith no More e Nirvana. Mesmo os grupos que se originaram um pouco antes, ganharam força nos anos 90 e se perpetuaram na história da música.
A Inglaterra, conhecida por ser uma fonte de talentos quando se trata de rock, também revelou grandes bandas no período em questão, como Green Day, Oasis e Supergrass, com músicas que também embalaram festas no mundo todo, não apenas no continente europeu.
No Brasil, a década de 90 também foi marcante para o rock nacional. Várias bandas que são consideradas geniais até hoje ganharam destaque naquela época, como, por exemplo, Raimundos, Charlie Brown Jr, Skank e Jota Quest. Todas elas são referências até os dias atuais, tanto para quem curte um bom rock, quanto para novos artistas.